quarta-feira, 31 de julho de 2013

Amante do futsal, Fagner torce por sucesso da Seleção


Fagner no jogo festivo de 50 anos da Federação Pernambucana
(Foto: 
Luis Domingues/CBFS)

São Luís (MA) - Com o violão na mão Fagner é incontestável. O cearense é considerado um dos grandes nomes da música brasileira, mas divide a paixão dos acordes com o esporte, principalmente o futebol e o futsal. Não é raro ver Fagner atuando nos campos e quadras do país, uma atividade que sempre tem espaço na agenda do artista quando recebe algum convite.

A admiração pelas duas modalidades não é por acaso. Antes mesmo de arriscar as composições que lhe renderam sucesso, Fagner já brincava com o esporte, distribuindo os horários entre estudos e as atividades físicas. No Colégio da Piedade, fez amizades com grandes nomes das quadras, como o craque Leonel, considerado até hoje um dos maiores nomes do futsal brasileiro.

"Quem me introduziu no futsal foi o Fares Lopes (que mais tarde viria a se tornar presidente da Federação Cearense de Futebol), ainda nos áureos tempos do campo do América.

 Era o Fares que comandava o time do Moisés Pimentel (equipe cearense de destaque na década de 60). Eu era roupeiro, tinha uns 15 anos e foi ainda antes da música. Estava no colégio da Piedade, onde estudei com Leonel, 
Zé Nílton. Peguei os belíssimos tempos da Seleção Cearense, uma das fases mais lindas do esporte. Anos depois cheguei a ser filiado ao Sumov, mas mais como uma forma de homenagem", lembra o artista.

Com tamanha ligação à modalidade salonista, Fagner foi um dos convidados ilustres da festa de 50 anos da Federação Pernambucana de Futsal, comemorado em 2012 com um amistoso da Seleção Brasileira em Recife. Além de comandar a parte musical, o cearense foi um dos artilheiros do jogo das estrelas, realizado entre celebridades e pessoas ligadas ao futsal.

"Foi um prazer enorme ter participado daquela comemoração. Ainda deu para jogar uma bolinha no Recife, quando pegamos um pessoal mais antigo. Tenho pessoas muito queridas em Pernambuco, como o Edinho (Edson Nogueira, diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futsal) e o Manoel Tobias. Fui para lá inclusive a pedido do Manoel", afirma.

Relação de carinho

A amizade e ligação com o atual auxiliar técnico da Seleção Brasileira não é novidade. Fagner revela que conheceu Tobias em um momento decisivo do ex-jogador. "Eu o admirava como atleta, como todos faziam na época. Fomos apresentados pelo Gera, meu grande amigo de Iguatu, no Ceará. O encontro se deu quando o Manoel estava em dúvida entre jogar no campo ou seguir no futsal. Lembro que logo falei para ele: 'você é o melhor do mundo jogando com quatro, vai tentar jogar com 11?'. De lá pra cá nossa ligação só aumentou. Tenho um carinho enorme por ele. É uma pessoa séria, não tem como não torcer pelo Manoel".

Todo esse respeito também é compartilhado com o diretor de Seleções da CBFS, Edson Nogueira. Fagner revela que já recebeu alguns convites como, por exemplo, para comparecer ao Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. No próximo domingo, 4 de agosto, a praça esportiva será palco do Desafio Internacional Correios de Futsal Brasil x Bélgica.

"O Edinho é especial, ele tem um carinho enorme por mim. É muito bacana essa ligação que temos, de respeito. Fico muito feliz com tudo isso. Já recebi vários convites dele, o último foi este para ver o jogo em Fortaleza. Não tinha a menor possibilidade de fugir. Estarei presente com toda a certeza", pontua.

Torcida especial

Em Fortaleza, Fagner verá em quadra uma Seleção Brasileira que passa por um processo de renovação. Com apostas na mescla de jovens talentos e jogadores experientes, como Sinoê, Rodrigo e Falcão, a equipe, que é comandada pelo técnico Ney Pereira, tem os dois grandes amigos do artista - Tobias e Nogueira -, como pilares deste processo. 

"Estou torcendo muito por este projeto. Eles estão fazendo essa renovação, são pessoas competentes e extremamente responsáveis. Agora que está na mão deles, esperamos que continue tendo o mesmo sucesso nas quadras e que venham muitos títulos", diz Fagner.

Raimundo Fagner

Nascido no dia 13 de outubro de 1949, Raimundo Fagner Candido Lopes é cearense natural de Orós - cidade que fica a 410 quilômetros da capital, Fortaleza. Em 2013 Fagner completa 40 anos de carreira musical, tendo alcançado o sucesso no Brasil e no exterior. Amante incondicional de esporte, tem grandes amigos principalmente ligados ao futebol e ao futsal. Na lista, podem-se destacar Zico, Roberto Dinamite, Leonel e Manoel Tobias.

Abre aspas

"A geração do Sumov com Leonel é um orgulho para os cearenses. Ele, o Gera, que vi jogar na Espanha. Convivi muito com esse povo. Tenho muito orgulho do futebol de salão do Ceará. Brinco com alguns amigos do futebol, como o Zico e o Dinamite: vocês foram bons no campo, mas no salão nós que comandamos".




Luis Domingues
Assessoria de Imprensa da CBFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário