domingo, 1 de setembro de 2013

Parabéns a todos os profissionais de Educação Física


Todos sabem que a prática esportiva faz bem ao corpo humano, através dela é possível obter vários benefícios para o corpo e mente. Além disso, são formas que trazem contribuições sociais, ajudando no desenvolvimento e crescimento de jovens e crianças. Para essa prática esportivas é necessário o acompanhamento e supervisão de um educador físico.

A comemoração do dia do Educador Físico acontece dia 1º de setembro, onde foi regulamentada através da lei federal de número 9.696/98, publicada na mesma data.  A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e Damião, pois nessa data os professores de educação física faziam recreações com as crianças.

“Hoje o educador físico anda junto com a saúde. Eles estão sendo mais valorizados, e os próprios profissionais estão procurando se aprofundar mais na fisiologia do esforço e no seu dia-a-dia. Então eu acho importantíssima essa sincronização que existe entre o educador e a saúde. Eu só tenho a parabenizar esses profissionais.” Ressalta Edson Nogueira, presidente da Federação Pernambucana de Futsal, e diretor de Seleções da CBFS, que também teve uma grande atuação como profissional de educação física e hoje serve de referencia para muitos.

O mercado de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, junto com a valorização profissional, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação. Hoje podemos encontrar os profissionais atuando como técnicos, preparadores físicos, massagistas, personais trainers, auxiliando nos programas de emagrecimento para crianças e adultos, organizam trabalhos de acréscimo muscular.

De acordo com o Secretário Executivo de Esportes, Ademir Telles, mais conhecido como professor Dema, a grande valorização se deu a partir da regulamentação da profissão em 1998. Entre esses 15 anos, a cada dia a categoria vem tendo um novo avanço, dentre eles a criação dos conselhos nacional e regional, o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), e o Conselho Regional de Educação Física (CREF). A sociedade também passou a reconhecer o profissional de educação física, as qualidades da sua formação, que antes não havia. Também houve um avanço cientifico, hoje o educador pode atuar em várias áreas, dentro de escolas, academias, e nas áreas de saúde, na reabilitação de pessoas com algumas doenças crônicas, a diabetes, por exemplo. Sem falar na contribuição na administração publica, a qual é atuante.

A princípio os profissionais de Educação Física tinham origem militar, mas atualmente existem instituições civis com preparação tão boa quanto os institutos militares. Para atuação como professor de Educação Física é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos necessários para sua formação.

“O profissional de educação física hoje representa aquilo que acontece nesse momento histórico, como o profissional que trabalhou antes, representava algo que também acontecia naquele momento historio. Eu acho que é muito temeroso a gente fazer comparação sobre comprometimento, de uma forma absoluta, é interessante que a gente considere que são momentos históricos diferentes, que solicitam de nós posturas que esses momentos nos pedem. Eu vejo que hoje sugiram muitas melhorias. Melhorias no sentido de uma quantidade muito grande de informações, melhorou a relação da pesquisa, do trabalho com o esporte, do trabalho da educação física voltada pra saúde, à intervenção nas escolas tem procurado resgatar a credibilidade, legitimidade junto à comunidade educacional. Isso é a grande situação, estar havendo mobilização pouco maior dos profissionais de educação física, porem ao mesmo tempo vem verificando essas melhorias, a gente também precisa continuar inquietos, na perspectiva de não perder o fio da meada, por que a tecnologia esta ai, a acessibilidade as informações também, a comunicação tem melhorado, então precisa trocar ideias e conseguir realmente se fechar em quanto uma categoria forte, que pode trazer contribuições efetivas para sociedade moderna.” Declara, Chokito, técnico do futsal adulto do Sport, graduado em educação física pela UFPE, pós graduado pela Gama Filho, e cursando o mestrado em neuropsiquiatria na UFPE.

A FPFS deseja a todos os profissionais de educação física um ótimo dia. Que vocês venham a cada dia contribuir mais e mais para nossa sociedade.

Bianca Sales/Comunicação FPFS


Nenhum comentário:

Postar um comentário