sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PALESTRAS PELO BRASIL BUSCAM MELHORIAS DA ARBITRAGEM

PalmeiroiReuniao

A padronização dos árbitros brasileiros no futsal e a reciclagem são os grande desafios do diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Daniel Pomeroy. Para que esses objetivos sejam alcançados, Pomeroy irá participar de diversas palestras ao redor do país, trocando experiências e ensinamentos com os 'profissionais do apito'.

O pontapé inicial do projeto ocorre no sábado (16/2), em Fortaleza. Na sequência, o diretor já tem agendada programação em Salvador (BA) e São Paulo (SP). Ele afirma que já negocia datas com outras federações e espera levar estes encontros para todo o Brasil. Pomeroy também explica o foco das palestras.

"Além de Fortaleza, São Paulo e Salvador já estão definidas. Estamos agora tentando entrar em acordo com a Tocantinense, a Carioca e a Pernambucana. O grande desafio é padronizar a arbitragem, é muito difícil. Por isso que botei pessoas do norte junto com profissionais do sul. A troca de conhecimentos é a coisa mais importante que temos. Às vezes você pode ensinar mil vezes a teoria, mas se o profissional não tiver exemplos na prática pode ser tudo em vão", diz Pomeroy.

Exemplo a seguir
A metodologia deve ser semelhante ao congresso que ocorreu em Foz do Iguaçu, entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Pomeroy cita o sucesso desta troca de experiência com os relatos que a árbitra brasileira Renata Leite expôs durante o encontro. Ela esteve no último Mundial masculino e foi homenageada pela CBFS.

"Nas palestras sempre conto com a ajuda de árbitros locais e de outros estados. Por exemplo posso usar o evento de Foz do Iguaçu. Lá a Renata (Leite), que esteve na Copa do Mundo e inclusive recebeu uma homenagem do presidente Aécio de Borba, participou, além do Michel Bonnaud. Sempre procuramos integrar para transmitir experiências", pontua o diretor.

Quem participa?
Para poder ter acesso às palestras é preciso ser árbitro ou convidado da Federação que estiver realizando o encontro, conforme explica Pomeroy. Este é mais um desafio para quem já tem uma carreira bastante extensa, inclusive com passagens pelo basquete, campo e até futebol de areia.

"Estou na Confederação desde que foi fundada. Entrei como árbitro e parei, fui diretor de relações internacionais, já trabalhei na parte de arbitragem técnica e depois tive que me afastar, para ficar na Federação do Rio de Janeiro. Mas já fui instrutor também de árbitro FIFA e tive experiências em todos os esportes. Nesses encontros vamos falar de regras e um pouco da parte de ética, pois acho importante tocar nesse assunto", revela Pomeroy.

Fonte: Luis Domingues/CBFS
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/vernoticia.php?id=13563

Nenhum comentário:

Postar um comentário